segunda-feira, 14 de maio de 2007

The development no estudo de Lonergan

A noção de desenvolvimento é central no pensamento de Lonergan. Ao analisar os métodos de Investigação ( the classical and statistical methods of natural science; the dialectical method of philosophy and the genetic method) apercebemos dessa centralidade. Recordemos o quadro da probabilidade emergente das ciências e concordaremos com tal importância.
Pelo estudo da obra insight, podemos dizer que Lonergan aborda a noção de desenvolvimento em quatro partes.
  1. A relação entre o dinamismo da mente humana e o dinamismo do Universo - O Universo, a Realidade não está em repouso, enerte, mas está num permanente processo, num contínuo desenvolvimento. O universo"is not at rest, not stactic, not fixed in present, but in process, tension, fluid" (Insight, 470). Se há um processo, tem de haver um fim para o qual se desenvolve, para onde a realidade naturalmente tende, ou seja, há uma noção de finalidade.
  2. O desenvolvimento "as a linked sequence of dinamic higher integrations and outlines the principles of development".
  3. A relação entre o método genético e o clássico. ao abordar o tema das ciências, fica claro no pensamento de Lonergan que sem a ideia de desenvolvimento nenhuma ciência tem sentido. O mesmo diremos em relação à realidade e ao próprio homem.
  4. O desenvolvimento humano como um processo com conflitos e tensões. Este abordagem é evidente quando Lonergan expôe as várias configurações da Consciência.

O estudo que se vai procurar fazer sobre esta temática, terá essencialmente como objectivo perceber a sua aplicação ao conceito de realidade e as suas necessárias consequências. tendo sempre em vista o Homem como algo que interage com a própria realidade podendo modificá-la, alterá-la e quem sabe alterar a sua finalidade especifica. E estará isso certo? Terá ele esse direito?

Sem comentários: