terça-feira, 20 de março de 2007

Protocolo da quinta sessão

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

Faculdade de Teologia

Protocolo da 5ª Sessão.

Participaram nesta Sessão:

Professor Doutor Mendo Castro Henriques
António Fernando Teixeira Cardoso
Júlio César de Magalhães Pereira
Fernando Manuel Marques Apolinário
Bruno José Martins Domingos
Francisco Manuel Narciso
Paulo Alexandre Alves
Ruben Dário
José Salvador Tivan
Edgar Paulo Cadir
Carlos Manuel Lopes Rodriguez
João Paulo
André Martiniano Pedro Moutinho Rato
Quintino Manuel Trinchete

A análise do Protocolo referente à 4ª Sessão iniciou-se com a respectiva leitura e observações.
Foi solicitado uma participação activa de todos os membros no Blogspot.
Foi também proposto que se ponha no Blogspot o índice do livro Insight: a Study of Human Understanding.
Foram propostos diversos temas para o trabalho final.
Foi referido que o conhecimento se divide em: cientifico desde a Matemática até às ciencias exatas e humanas, senso comum subjectivo e objectivo, filosófico do conhecimento e do ser e teológico.
O senso-comum está em constante variação por aquilo que afirmamos, pelos debates quotidianos. Todo o conhecimento procura a intelecção e para a atingir realizam-se as operações de atenção à realidade, actos de compreensão da realidade, acto de responsabilidade, estando o conhecimento aberto à redenção que resulta do encontro de realidades transcendentes da própria razão.
a) Nos temas temos aspectos específicos como a Psicanálise (capítulos 7 e 8). O nosso discurso e conversa estão bloqueados por conceitos, manias, deformações, podendo atingir a paranóia. Para se estudar o conhecimento tem de se estudar necessariamente o desconhecimento (tudo o que distorce o conhecimento).
A nossa consciência pode sofrer de cegeira para a realidade, e temos de ser iniciados na ordem religiosa e intelectual.
b)Encontramos também o tema do Sujeito (capítulo 11).
Na primeira parte da obra(1-10) temos o Conhecimento do Conhecimento que nos guiam para a segunda parte da obra nos capítulos (11 a 20), que nos dá o Conhecimento do Ser.
Ser é tudo o que há para ser conhecido.
c) Os capitulos (12-17) falam sobre a Metafísica. Encontramos na realidade estruturas que são análogas às do conhecimento. Na Metafísica temos as noções de potência, acto e forma que são importantes temas para desenvolvimento.
O ser não se apresenta de forma imediata.
d) Teve de facto importância nos textos doutrinais ecuménicos que levaram PP Paulo VI a afirmar que «o novo nome da Paz é o Desenvolvimento».
Questiona sobre o conceito de probabilidade emergente (conceito de desenvolvimento).
Lonergan anuncia que o teólogo tem de entrar nesta ideia de desenvolvimento e deixar a ideia de essência, o desenvolvimento afasta a ideia errada de substância.
Nas ciências existem: Matemática, Filosofia e Teologia. A Matemática é a linguagem universal das ciencias; a Filosofia é o cume das linguagens cientificas e a Teologia tem a linguagem da revelação que está para além das ciências.
e) Outro tema para desenvolvimento: Teoria da Interpretação.
Está implícito a noção de mito, mistério.
f) Ética.
g) Temos também capítulos de Natureza Teológica onde se encontra os temas: Mal, Deus e Jesus Cristo.



















Lisboa, 21 de Março 2007
Quintino Manuel Trinchete

1 comentário:

mch disse...

Agora está melhor