quinta-feira, 1 de março de 2007

Configurações da Consciência - segundo Bernard Lonergan

1. Manifestação Biológica – consciência do ritmo cardíaco, da respiração. Algumas formas de religião, como o Budismo por exemplo, favorecem esta forma de consciência para aceder a outros níveis ou patamares, pois este nível Biológico da Consciência é, normalmente, inconsciente. Esta forma de manifestação da consciência pode levar-nos a pensar sobre o sentido dos milagres (só acontecem nos que acreditam) e, por conseguinte, no poder e papel da Consciência no Ser Humano.
2. Manifestação Estética – O Ser Humano tem, sem dúvida, carências vitais mas, ao contrário dos outros seres, realiza essas acções de forma estética. O Homem cozinha para comer, veste-se para se proteger do frio, constroi casas para se abrigar e viver. Segundo Søren Kierkegaard é uma forma de viver bem com o mundo.
3. Manifestação Moral – O homem escolhe entre valores, estabelece realações de preferência porque as coisas foram sujeitas a uma avaliação pelo Homem. Segundo Søren Kierkegaard é a forma de estar bem consigo mesmo.
4. Manifestação Religiosa – O Homem tem de estabelecer prioridades, a religião consiste em eleger a realidade mais importante, o ser mais real perante o qual temos todas as coisas. “Ens realissimus!” É esta uma verdadeira atitude de devoção “fans”, fanático ou se quisermos, fã. Neste sentido somos todos naturalmente religiosos pois ecolhemos prioridades, elegemos a realidade mais importante. Santo Agostinho diz “Ama e faz o que quiseres”, mas primeiro ama! Segundo Søren Kierkegaard é a forma de estar bem com Deus.
5. Manifestação Intelectual – Esta é a manifestação a que a Filosofia mais nos habituou: esclarecer, porque o conhecimento não é uma transformação da realidade, é ela que se ilumina, se esclarece. Não há realidade sem consciência e esta ligação é possível pela linguagem. O Lógos é linguagem, luz e realidade.
6. Manifestação Dramática – Drama = Acção. A cosnciência manifesta-se no contacto com outras consciências. É nestas relações de consciências que ela se desenvolve e cresce. A acção humana visa alcançar o Bem, mas, como o Homem é livre, pode acabar Mal.

Sem comentários: