quinta-feira, 14 de junho de 2007

Inteligência: Um estudo do conhecimento humano, 1957

Nos anos seguintes a 1949, Lonergan ocupou-se com a redacção de Inteligência: Um estudo do conhecimento humano, publicado em 1957. O livro tem 875 páginas na edição definitiva, da Universidade de Toronto; são muitos os que confessam nunca o ter lido por inteiro e poucos o leram completamente. É, de facto, um tratado filosófico que pretende levar a cabo uma integração dos conhecimentos humanos, tal como se apresentavam em meados do séc. XX, com uma soma e complexidade que ultrapassava em muito as situações epistemológicas racionalizadas por Platão e Leibniz.[1] O escopo da obra é imenso: «A auto apropriação da nossa auto-consciência intelectual e racional começa como teoria cognitiva, expande-se para uma metafísica e uma ética, e avança para uma concepção e uma afirmação de Deus, para ser finalmente confrontada com o problema do mal que exige a transformação da inteligência auto-confiante no intellectus quaerens fidem.»[2]. Se de facto cumpriu estes objectivos, Inteligência tornou-se a mais importante obra de filosofia do séc. XX, como aqui procurarei indicar, apontando muito sucintamente as cinco principais temáticas da obra: a relação entre conhecimento e realidade, conhecimento científico e cosmologia, a acção humana e a ética, as questões de interpretação, a relação entre natureza de Deus e filosofia.
[1] O modelo que usa de formação da personalidade baseia-se em psicólogos de vanguarda como Erik Erikson e Abraham Maslow.
[2] Epílogo

2 comentários:

Júlio Pereira disse...

Uma pergunta: algumas pessoas questionaram-me se o título da obra Insight, em português,não deveria ser instrospeção. Que pensa sobre isso?

beatriz-kido disse...

SOBRE A ORIGEM DA INTELIGÊNCIA O pesquisador Alirio Freire desenvolveu importante estudo sobre a "ORIGEM DA INTELIGÊNCIA" e recentemente publicou um breve relato de seu trabalho. O estudo relaciona o surgimento da inteligência no homem ao advento da verticalização, que teria ocorrido entre as várias etapas do desenvolvimento do homem moderno. Seu trabalho está disonível na internet para pesquisas sobre a "ORIGEM DA INTELIGÊNCIA".
http://origemdainteligencia.blogspot.com